COMO FUNCIONA O PROUNI 2019 → Guia completo do Programa

Muitos são os estudantes brasileiros que tem a dúvida de como funciona o ProUni 2019 e que usufruem atualmente dos muitos programas educacionais criados pelo governo federal com o intuito de tornar mais democrático o acesso ao ensino superior no Brasil.

São muitos os programas existentes: SISU, FIES, e o ProUni 2019, que é o programa criado em 2004 com a intenção de fazer parceria com universidades particulares afim de oferecer bolsas de estudo parciais (50%) e integrais a estudantes carentes de todo o país.

O Programa Universidade para Todos acabou se convertendo num grande sucesso, e a cada ano que passa, mais e mais estudantes de todo o Brasil lançam mão de suas notas no ENEM para entrar na disputa por bolsas de estudo em universidades da rede particular participantes do programa.

Saiba como funciona o Prouni 2019

Será muito importante para o estudante que deseja participar do ProUni, procurar se inteirar sobre tudo que é pertinente ao seu funcionamento, para que, entre outras coisas, seja possível se programar para a edição do próximo ano.

COMO FUNCIONA O PROUNI 2019

Pois bem, o ProUni funciona segundo alguns requisitos que precisam ser atendidos pelos estudantes que desejam se candidatar às vagas para conquistar uma bolsa de estudo integral ou parcial em alguma instituição de ensino superior da rede privada. Confira:


01. Primeiramente, ele precisa ter cursado o ensino médio completo em alguma escola da rede pública ou em alguma escola particular, desde que com bolsa integral desta escola particular.


02. Também poderá participar do processo o estudante que cursou o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular com bolsa integral dada pela instituição.


03. E por fim, ser professor da rede pública do ensino básico, que esteja em efetivo exercício, sendo parte integrante do quadro permanente da instituição, e que esteja concorrendo a uma vaga em algum curso de licenciatura, normal superior ou de pedagogia.


O processo seletivo do ProUni para quem se enquadra nestes requisitos se dará em 3 fases, sendo que a primeira é a fase da inscrição e da pré-seleção feita pelo MEC (Ministério da Educação).

Primeira fase – O estudante poderá escolher a modalidade de bolsa e também até 5 opções de universidades particulares participantes, além de cursos, habilitações ou turnos, sempre dentro do que estiver disponível para disputa.

Segunda fase – será a fase da aferição de todas as informações que foram prestadas pelo estudante no momento da inscrição. Esta aferição será feita pelas instituições de ensino superior particulares que foram escolhidas pelo estudante, caso ele tenha sido pré-selecionado.

Terceira fase – que representa a seleção realizada pelas universidades participantes, sendo importante ressaltar que nesta fase, os estudantes poderão ser encaminhados para processos seletivos próprios, realizados pelas respectivas instituições.

Quem pode se inscrever no Prouni 2019

Como já foi dito anteriormente, poderá participar do ProUni, qualquer estudante ou professor da rede básica de ensino público que esteja dentro dos requisitos básicos que são informados no próprio site do Prouni.

Será importante entender que para os estudantes, será também muito importante ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano imediatamente anterior à edição do ProUni.

A nota no ENEM será de fundamental importância dentro do processo de seleção para alcançar uma vaga de bolsa integral ou parcial em alguma das instituições de ensino superior participantes do programa.

Inscrições Prouni 2019

Para se inscrever no ProUni o candidato deverá acessar o site do programa:

Procurando clicar no botão que diz “Fazer inscrição do Prouni”, dando assim início ao processo de inscrição.

Depois disto, o candidato deverá pesquisar por instituições e cursos que estejam ofertando bolsas integrais ou parciais para o ano vigente, realizando suas escolhas de opções para concorrer nas inscrições Prouni.

COMO FUNCIONA O PROUNI 2019

Será importante utilizar o número de inscrição e a senha de acesso que foram gerados no site do ENEM, pois será por meio deles que a inscrição poderá ser confirmada e os acessos e consultas futuras poderão ser feitas.

No momento em que a inscrição é feita o candidato poderá escolher por duas opções de instituição, de curso e de turno de sua preferência, dentro das opções disponíveis e de acordo com o seu perfil.

Resultado Prouni 2019

O candidato deverá ter em mente que será muito importante que ele realize consultas regulares no site do ProUni, para visualizar se ele está entre os selecionados para o curso desejado, e com isto, ter tempo hábil para providenciar a documentação necessária.

COMO FUNCIONA O PROUNI 2019

A consulta do ProUni resultado 2019 é feita diretamente no site oficial do programa, de maneira bem simples e prática, bastando alguns cliques para acessar a lista de selecionados que é atualizada constantemente pelo sistema.

Desta forma, o candidato consegue acompanhar as informações e pode, entre outras coisas, visualizar quais as suas chances dentro das opções que fez no momento em que realizou a inscrição.


Depois de entender como funciona o Prouni 2019, agora você terá mais chances de conseguir entrar naquele curso desejado. Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do Prouni deixe o seu recado agora mesmo para que possamos lhe responder o mais breve possível. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *