Como saber Se Fui Aprovado no Prouni 2019 → Resultado, Documentos

O Prouni 2019 veio para ajudar estudantes de baixa renda a estudarem em faculdades privadas do Brasil, bolsas de estudo integrais e parciais são ofertadas, dependendo da pontuação do aluno no Enem, a edição 2019 terá inscrições abertas em fevereiro, por isso é bom o candidato estar atento à tudo que cerca o programa.

O Prouni foi criado em 2004 pelo Governo Federal, o programa irá ofertar em 2019 vagas com bolsas de estudos integrais (100% de desconto na mensalidade) e parciais (50% de desconto na mensalidade) em cursos de graduação em instituições de ensino superior particulares. Duas vezes ao ano o programa disponibiliza vagas para a universidade, sem contar as vagas remanescentes da lista que espera, uma outra oportunidade do aluno conseguir a bolsa.

Quase 2 milhões de estudantes já foram auxiliados pelo programa, sendo que, 70% destes com bolsas integrais, aumentando assim, a igualdade de oportunidade para alunos de baixa renda ingressarem ao ensino superior. E aí? está curioso para saber sobre o Prouni 2019? Vamos detalhar a próxima edição agora.

Como se Inscrever no ProUni 2019

Primeiramente, é importante saber quais pessoas podem se inscrever no Prouni 2019, por ser um programa social, algumas regras precisam ser obedecidas, para que alunos sem necessidade de amparo financeiro não sejam beneficiados, ocupando a vaga de quem realmente precisa.

Assim, para se inscrever no Prouni 2019 o candidato deve se encaixar em um desses pré-requisitos:

  • Ser professor da rede pública de ensino (vagas de pós-graduação ou especialização);
  • Ser aluno de escola pública ou bolsista em escola particular;
  • Pessoa portadora de alguma deficiência.

Já para realizar as inscrições o processo é bem simples e feito pela internet, basta acessar a página do Prouni: prouniportal.mec.gov.br, clicar na opção “Fazer Inscrição”, na tela de login insira o número de sua inscrição e senha do Enem, além do código de segurança gerado pelo site, após isso basta selecionar “Entrar no Prouni”.

PROUNI 2019

Com o login realizado, as abas “Dados do candidato”, “Questionário”, “Grupo Familiar” e “Cursos” deverão ser preenchidos corretamente, como estipulado no edital do programa, em “Cursos”, duas opções podem ser selecionadas, bem como duas opções de instituições e turno de sua preferência.

Outra dúvida dos candidatos é em relação aos documentos necessários para fazer a matrícula no Prouni, vamos então os listar:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Carteira de identidade de todos os membros da família;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social de todos os membros da família;
  • Comprovantes de renda (pode ser conta de água, luz, etc);
  • Três últimos contracheques, caso existam membros de renda fixa na família;
  • Comprovante do ensino médio em colégio público ou em particular com bolsa de estudos;
  • Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal e caso tenha, a notificação de restituição.

Resultado do Prouni 2019

O processo seletivo do Prouni 2019 ocorre seguindo o ponto de corte, todos os dias, à meia noite, a nota de corte de cada curso é divulgada, quanto maior for sua nota no Enem melhor, pois caso ela esteja acima do ponto de corte, sua chance de entrar na universidade será muito grande.

Agora, caso sua nota esteja abaixo do ponto de corte, é recomendável editar o curso de preferência, desde que exista outro do seu interesse e que esteja com ponto de corte menor à sua nota.

Resultado do Prouni 2019

Após todo o processo de inscrição, o sistema irá classificar os alunos e selecionar em uma das opções escolhidas por cada um. Os candidatos selecionados devem se apresentar nas instituições de ensino dentro do prazo determinado pelo Prouni e devem levar documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição.

Caso não seja selecionado, é possível se inscrever na segunda chamada do Prouni 2019, que acontece da mesma maneira que a primeira.  


O cronograma do programa em 2019 ainda não foi divulgado, por isso é importante os candidatos ficarem atentos nas mídias sociais e site do MEC para não perder a chance de conseguir a vaga no ensino superior.     

Não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais com seus amigos e familiares para que eles possam saber a respeito sobre o ProUni 2019 e até mesmo ingressar em alguma faculdade por meio do Programa.

Caso tenha alguma dúvida a respeito das informações passadas acimas deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarecermos o mais breve possível. Boa Sorte!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como saber Se Fui Aprovado no Prouni 2019 → Resultado, Documentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *