INSCRIÇÃO PROUNI 2019 → Aprenda como Confirmar sua Inscrição

Inscrição ProUni 2019 – Considerado um dos programas educacionais mais importantes já criados pelo governo federal, o ProUni, sigla para o Programa Universidade para Todos, foi criado pela Lei de número 11.096, do dia 13 de janeiro de 2005, pelo então Ministro da Educação Tarso Genro.

A intenção era servir de plataforma para democratizar o acesso ao ensino superior, especialmente aos estudantes oriundos das classes mais baixas, ofertando bolsas de estudo parciais e integrais.

O programa rapidamente se tornou um sucesso e atraiu as atenções de muitos estudantes oriundos da rede pública de ensino médio que desejavam conseguir uma vaga em alguma instituição de ensino superior privada por meio do ProUni 2019. Vamos conhecê-lo um pouco mais!

Quem pode se inscrever no Prouni 2019

Pois dentre os requisitos para que um estudante possa se inscrever no ProUni será fundamental que o mesmo tenha cursado o ensino médio completo em uma escola da rede pública.

Caso tenha cursado o ensino médio em uma escola da rede particular, para participar do ProUni, o estudante deve provar que o fez como bolsista integral da própria escola, caso contrário, não poderá fazer uso do programa.

INSCRIÇÃO PROUNI 2019

Outra exceção coloca que o estudante tenha cursado o ensino médio de modo parcial numa escola da rede pública, e numa escola da rede particular, também como bolsista integral da própria escola.

Também poderá participar do ProUni 2019 a pessoa portadora de deficiência física, e por fim, também poderá participar o professor da rede pública de ensino, que esteja no exercício do magistério da educação básica.

Inscrição Prouni 2019

Quem participou da última edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e que tenha conquistado no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame e uma nota acima de zero na redação, poderá se inscrever no ProUni.

INSCRIÇÃO PROUNI 2019

E como se inscrever no ProUni 2019? Simples, basta seguir o passo a a passo a seguir. Acompanhe:


Passo 01. Acesse o site oficial do programa, siteprouni.mec.gov.br. E clique no botão “fazer inscrição”, para dar início ao processo.


Passo 02. Depois disto, o estudante poderá fazer a busca por instituições e também por cursos que apresentem oferta de bolsas para o ano vigente, escolhendo uma que seja de seu gosto e predileção.


Passo 03. Após, o estudante deverá informar seu número de inscrição e sua senha de acesso que foi usada no site do ENEM (caso tenha esquecido, é possível recuperá-los diretamente no próprio site do Exame Nacional do Ensino Médio).


É importante ressaltar que no momento da inscrição Prouni 2019, ao candidato será possível realizar a escolha de duas opções de instituições de ensino, de cursos e de turnos, dentro das bolsas disponíveis, sempre de acordo com o seu perfil.

Nota de Corte Prouni 2019

Assim como ocorre com outros programas educacionais criados pelo governo federal, também o ProUni possui um sistema de nota de corte, que é muito similar aos demais, sendo voltado para quem deseja utilizar a nota do ENEM no processo.

Dentro do ProUni 2019, a nota de corte refere-se à menor nota do ENEM possível para que se possa conseguir uma vaga em algum curso disponibilizado por alguma instituição de ensino da rede particular participante do programa.

Por ser uma excelente oportunidade de se conseguir ingressar em alguma universidade particular sem a necessidade de se pagar a mensalidade, especialmente por conta da grande quantidade de vagas oferecidas por semestre através do programa, a concorrência também é grande.

Então, é fundamental para o estudante interessado, entender como funciona o sistema de nota de corte do ProUni, que segue o padrão dos demais: cálculo feito pelo sistema, uma vez por dia, com base na quantidade de candidatos e nas notas dos estudantes.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

O estudante poderá consultar a nota de corte todos os dias, enquanto durar o período da inscrição para o ProUni 2019, podendo, deste modo, avaliar como andam suas chances dentro do curso que foi por ele escolhido.

Lista de Espera Prouni 2019

Assim como ocorre com praticamente todos os programas educacionais voltados para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, também o ProUni possui um sistema de Lista de Espera que representa uma segunda chance aos estudantes participantes.

Seguindo a mesma lógica do SISU, também o ProUni é realizado duas vezes ao ano, sendo que está dividido pelos dois semestres: no primeiro, os alunos selecionados pela note de corte são convocados pela chamada regular, enquanto que, no segundo, também alguns estudantes da Lista de Espera podem participar.

INSCRIÇÃO PROUNI 2019

As vagas ociosas serão destinadas para a Lista de Espera Prouni, da qual participarão os estudantes que não conseguiram atingir a nota mínima estipulada para o curso em questão, tendo então, uma nova oportunidade, graças aos estudantes desistentes ou que não conseguiram respeitar os prazos e a documentação pertinente ao curso escolhido.

O ProUni 2019 irá durar ao longo de todo o período do curso escolhido, e ao aluno, será necessário, para manter o benefício, ser aprovado em no mínimo 75% das matérias inscritas.

Inscrição vagas remanescentes Prouni

Para se inscrever para a disputa de vagas remanescentes Prouni 2019, o candidato deverá acessar atentamente seguir o passo a passo abaixo:

Inscrição vagas remanescentes Prouni

Passo 1: Acesse o site oficial do ProUni, através do endereço: www.prouniportal.mec.gov.br, buscando pela opção que permita acessar as vagas remanescentes em disputa.


Passo 2: O processo de inscrição é gratuito, exatamente como ocorre no processo regular, e será necessário inserir o número do CPF e a data de nascimento, para que o sistema busque as edições do ENEM nas quais o estudante participou.


Passo 3: Será necessário informar um e-mail válido, definir uma senha de acesso e preencher os dados, para então, confirmar quais as escolhas de vagas remanescentes paras as quais deseja concorrer.

Resultado vagas remanescentes Prouni

E para quem se interessou em saber mais sobre as vagas remanescentes do ProUni, realizar a consulta do resultado delas é tão simples quanto fazer a mesma consulta para o processo seletivo regular.

Resultado vagas remanescentes Prouni

No entanto, não há uma data específica para a divulgação deste resultado para a disputa das vagas remanescentes, já que os candidatos vão sendo chamados conforme o tempo vai passando e conforme a nota de corte vai sendo calculada.

Mas é importante demais que o candidato faça as consultas e acompanhe atentamente ao processo seletivo, inclusive para se programar, procurando providenciar toda a documentação necessária.

Assim que o candidato é chamado, ele terá até dois dias úteis para comparecer à instituição escolhida de posse de todos os documentos que são exigidos.


Caso tenha alguma dúvida a respeito da inscrição Prouni 2019 tratado acima deixe um comentário agora mesmo, para que possamos lhe responder o mais breve possível. Nós desejamos boa sorte no processo seletivo e que você consiga entrar no curso desejado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *