LISTA DE ESPERA PROUNI 2019 → Saiba como Funciona, Inscreva-se

O Programa Universidade para Todos é um dos mais bem sucedidos de todos os programas educacionais criados pelo governo federal nos últimos 20 anos, sendo responsável por democratizar ainda mais o acesso ao ensino superior. Logo o número de estudantes que se interessam pela inscrição, resultado e lista de espera Prouni 2019 aumenta a cada ano.

Por meio de parcerias com universidades da rede privada de todo o Brasil, que oferecem bolsas de estudo integrais ou parciais para diversos cursos importantes, o ProUni consegue tornar realidade para milhões de estudantes carentes, o sonho de ingressar em uma universidade particular.

De mecanismo simples e bem objetivo, o programa apresenta diversas características de funcionamento similar às que são vistas em outros programas do gênero, tais como o SISU e o FIES. Acompanhe o artigo a seguir para entender mais sobre a lista de espera do Programa Universidade para Todos. Vamos lá!

Lista de Espera Prouni 2019

Considerada uma segunda chance de se conseguir uma vaga de bolsista no Prouni 2019, seja de forma integral, ou seja de forma parcial, a Lista de Espera do programa representa uma excelente oportunidade para quem não conseguiu ser selecionado na chamada regular do processo.

LISTA DE ESPERA PROUNI 2019

Vagas remanescentes, oriundas de desistências ou de estudantes que perderam os prazos para entrega da documentação necessária para a confirmação de matrícula são oferecidas esta Prouni Lista de Espera, que, como o nome já diz, permite a outros estudantes, esperar pela oferta destas vagas novamente.

Requisitos para inscrição

Segundo o que vem sendo praticado pelo programa como política, quem pode participar da lista de espera Prouni são todos os candidatos que não foram selecionados na primeira e também na segunda chamada.

É importante ressaltar que as vagas remanescentes que são colocadas em disputa para os estudantes da Lista de Espera só poderão ser de fato por eles disputadas se a solicitação for feita no site do ProUni.

Em resumo, participar da lista de espera do Prouni  não é algo que ocorre de modo automático, sendo necessário para o estudante acessar a página oficial do programa para manifestar seu interesse, dentro do período estipulado no Cronograma Oficial.

Os candidatos que não foram selecionados nas duas chamadas regulares do ProUni poderão entrar na Lista de Espera para a primeira opção de curso, que foi feita no momento da inscrição no programa.

Também terão direito a fazer parte da Lista de Espera ProUni 2019 todos aqueles estudantes que foram aprovados para suas opções de curso, mas que infelizmente não houve formação de turma.

Inscrição Lista de Espera Prouni 2019

O candidato, como já foi dito anteriormente, precisará manifestar seu interesse em fazer parte da Lista de Espera do ProUni, sendo que normalmente há a abertura de um período específico para que as inscrições possam ser feitas.

Este ano, o período estipulado para que o interesse em se inscrever na lista de espera Prouni 2019 possa ser manifestado será de 16 a 19 de marco, e a inscrição deverá ser feita diretamente na página oficial do programa.

LISTA DE ESPERA PROUNI 2019

Há a opção que permite participar desta lista, e o estudante poderá fazer sua inscrição de modo bem rápido e prático, utilizando mais uma vez o número de inscrição e a senha de acesso que foram gerados no site do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

O estudante deverá ficar atento ao prazo e deverá manifestar seu interesse, sempre lembrando que a participação não será automática, o que exige ainda mais atenção por parte do interessado em usufruir desta segunda chance de conseguir uma bolsa de estudo.

Resultado Prouni 2019

E a melhor de todas as notícias para os estudantes e candidatos participantes do ProUni em geral, é que para fazer a consulta do resultado da Lista de Espera, assim como ocorre com a consulta do resultado das chamadas regulares, será bem simples e totalmente informatizado.

LISTA DE ESPERA PROUNI 2019

Acessando o site oficial – siteprouni.mec.gov.br – do Programa Universidade para Todos, o estudante candidato poderá, utilizando-se de seu número de inscrição ProUni e de sua senha de acesso que foi gerada no site do ENEM, fazer a consulta do resultado da Lista de Espera do mesmo.

A nota do ENEM será de fundamental importância para o candidato, e por este motivo, estudar e se preparar o máximo possível, será essencial para que o sucesso lhe sorria ao final do processo.

Vagas Remanescentes Prouni 2019

As vagas remanescentes do ProUni representam uma nova oportunidade para quem não conseguiu alcançar uma vaga de bolsa de estudo para o curso desejado durante o período de inscrição regular.

É um dos motivos para que ele apresente duas edições por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre, e apresenta uma Lista de Espera para quem desejar disputar vagas remanescentes, dando uma segunda chance para quem deseja alcançar uma bolsa de estudos, seja integral ou parcial (50%).

Vagas Remanescentes Prouni 2019

E para quem não sabe o que são estas vagas remanescentes Prouni, elas nada mais são do que aquelas vagas que foram deixadas de lado por algum motivo:

  • Pela desistência por parte do estudante selecionado;
  • Por falta de documentação exigida;
  • Por desrespeito aos prazos.

Como o MEC (Ministério da Educação) deseja que todas as bolsas de estudo em disputa sejam distribuídas aos estudantes participantes, um novo processo seletivo para a disputa destas vagas remanescentes é aberto.

Esta segunda chance traz algumas diferenças em relação ao processo seletivo regular, já que ela tem uma escala bem menor, pois distribui um volume de vagas igualmente bem menor e também por apresentar mais facilidades aos candidatos.

Muitos dos requisitos exigidos ao longo do processo regular do ProUni 2019 perdem espaço no processo seletivo aberto para a disputa das vagas remanescentes, permanecendo apenas alguns deles.


Portanto, se você também é um destes muitos estudantes brasileiros de baixa renda que deseja uma oportunidade de estudar em alguma universidade particular com uma bolsa de estudos integral ou parcial, você precisa se preparar para o ENEM deste ano, e precisa também ficar atento aos prazos de inscrição ProUni 2019.

Com certeza você terá sucesso se seguir todas as dicas, se preparando para este grande momento de sua vida acadêmica. Em caso de dúvidas, deixe o seu comentário logo abaixo que iremos responder o mais breve possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *