NOTA DE CORTE PROUNI 2019 → Saiba como Funciona e Cursos

Até 2004, a realidade para pessoas carentes em relação ao ensino superior era completamente diferente do que é nos dias atuais, já que hoje em dia há uma grande quantidade de incentivos e de programas, como a nota de corte Prouni 2019, que facilitam o ingresso de delas em universidades, tanto públicas quanto privadas.

E o que mudou em 2004 que fez tanta diferença para a democratização do ensino superior no Brasil? Pois bem, foi a criação do Programa Universidade para Todos por parte do governo federal a responsável por começar a virar o jogo, permitindo que uma grande quantidade de estudantes carentes conseguissem ingressar em uma universidade.

E um dos pontos que nós vamos abordar com mais clareza neste artigo é justamente a Nota de Corte ProUni, que permite que estudantes consigam alcançar bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares participantes. Vamos ver mais!

Prouni 2019

De funcionamento bem simples, o ProUni 2019 permite que estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior possam concorrer a bolsas de estudo, tanto parciais (50%), quanto integrais nas instituições participantes.

A nota mínima estabelecida neste exame para garantir participação no ProUni, que é estabelecida pelo próprio Ministério da Educação (MEC), será de 450 pontos nas provas e também será necessário que o estudante tenha tirado uma nota superior a zero (0) na redação.

O estudante se candidata diretamente no site, realizando a inscrição utilizando o número de inscrição e a senha de acesso que foram gerados no site do ENEM no qual participaram no ano anterior.

NOTA DE CORTE PROUNI 2019

No site prouni.mec.gov.br, o estudante candidato poderá realizar a pesquisa para escolher as opções de curso, de instituição participante e de turno, entre outras coisas, sempre respeitando o seu próprio perfil e segundo o que é ofertado pelas instituições participantes.

Para participar, o estudante deverá se enquadrar em algum dos requisitos estabelecidos pelo MEC, que aponta a necessidade de ter renda bruta familiar abaixo de 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsa integral ou abaixo de 3 salários mínimos por pessoa para bolsa de 50%.

Também terá de ter cursado o ensino médio completo numa escola da rede pública ou em uma escola particular como bolsista integral da própria escola.

Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino também poderão participar do ProUni, sendo que no segundo caso, será necessário comprovar efetivo exercício no magistério da educação básica, sendo membro integrante e ativo do quadro permanente da instituição.

Nota de Corte Prouni 2019

Haverá uma nota mínima para cada curso, estabelecida pelas instituições de ensino superior particulares participantes do programa, e esta será definida como sendo a Nota de Corte do ProUni.

Estas notas são baseadas nos resultados que os estudantes obtiveram no ENEM do ano anterior, e elas representam as notas mínimas de cada curso, que serão atualizadas diariamente pelo sistema, sempre a partir do segundo dia do processo de inscrição do ProUni.

NOTA DE CORTE PROUNI 2019

Será importante que o candidato acompanhe as notas de corte dos cursos nos quais realizou a inscrição, para, entre outras coisas, saber se ainda reúne condições de conseguir uma bolsa de estudo, ou se é melhor alterar a opção de curso antes do encerramento das inscrições.

Também é sempre bom lembrar que somente a última opção confirmada pelo candidato no site do ProUni é que será válida, portanto, ele deverá ficar muito atento a este detalhe.

Inscrições Prouni 2019

Uma das boas notícias é que para se inscrever no ProUni o candidato não precisará se dirigir fisicamente a lugar algum, já que tudo é informatizado e pode ser conduzido e confirmado através do já citado site oficial do programa.

NOTA DE CORTE PROUNI 2019

Não haverá pagamento de taxas, e a inscrição será feita clicando na opção existente na página inicial do site, que diz “Fazer a inscrição”, usando, como já foi dito anteriormente, o número de inscrição e a senha de acesso que foram gerados no site do ENEM no ano anterior.

No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de instituições, de cursos e de turnos, sempre de acordo com a sua preferência e seguindo o seu perfil socioeconômico.


O ProUni tem duas edições por ano, sendo uma no primeiro semestre, e outra no segundo semestre, portanto, fique atento às datas e procure se programar para participar o quanto antes desta grande oportunidade para conseguir uma bolsa de estudos.

Caso tenha alguma dúvida relacionada a nota de corte Prouni 2019 basta deixar um comentário abaixo que iremos te responder assim que for possível. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *