Processo Seletivo Prouni 2019 → Saiba como fazer sua inscrição

O Processo Seletivo Prouni 2019, Programa criado pelo Governo Federal em 2004, tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

Destinado aos estudantes que concluíram o ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, e a professores da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica para os cursos de licenciatura, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo.

Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – o que permite valorizar o mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico. Fique conosco e fique sabendo ainda mais sobre o Prouni 2019, confira!

Prouni Inscrição 2019

O processo seletivo para o ProUni 2019 acontece 2 vezes ao ano, ou seja, semestralmente. As inscrições, normalmente, começam em Janeiro e Julho. Para maiores informações, é ideal que você sempre acompanhe o cronograma Prouni no site oficial do programa em http://prouniportal.mec.gov.br/. A seguir, confira nosso passo a passo para efetuar sua inscrição.

Processo Seletivo Prouni 2019


  • Primeiro passo: Acesse o site oficial do ProUni e clique em “Fazer a inscrição”. A opção de inscrição só estará disponível durante o período preestabelecido no cronograma.

  • Segundo passo: Depois, você deve inserir o seu CPF, o número de inscrição e senha cadastrados no ENEM do ano anterior, ou seja, o 2018. Caso não tenha esses dados em mãos, você pode encontrá-los no site oficial do ENEM 2018.

  • Terceiro passo: Ao preencher os dados de acesso, o sistema irá, automaticamente, recuperar seus dados e sua nota obtida no ENEM. Confira se os dados estão corretos e atualize as informações, caso necessário.

  • Quarto passo: Preencha um questionário sobre a sua situação social e também os dados sobre os membros familiares.

  • Quinto passo: Para encerrar o processo você deve escolher duas opções de cursos desejados, por ordem de prioridade, em uma ou mais instituições de ensino. É possível filtrar as opções por instituição de ensino, por curso ou por município. (Você só pode alterar suas opções de curso enquanto o período de inscrições estiver aberto).

É importante lembrar que ao escolher os cursos, é preciso também escolher o tipo de bolsa pretendida – cotas ou ampla concorrência. As cotas são voltadas para estudantes com deficiência, negros, pardos ou índios.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Quem pode participar do Prouni?

Para participar do Programa Universidade para Todos o estudante não pode ter diploma de nível superior e precisa cumprir alguns requisitos, veja a seguir.

  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública (ou em escola particular na condição de bolsista integral);
  • Precisa ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Participou da edição mais recente do Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação;
  • É pessoa com deficiência;
  • É professor efetivo da rede pública de ensino básico. Nesse caso não é necessário comprovar renda.

Resultado Prouni 2019

Processo Seletivo Prouni 2019

É importante que o participante do Prouni fique acompanhando, através do site oficial, se foi selecionado na opção escolhida para que, assim que o resultado sair, seja possível providenciar, em tempo hábil, toda a documentação.

A consulta do Prouni resultado 2019 é feita diretamente no site oficial do programa, de maneira bem simples, basta apenas alguns cliques para acessar a lista de selecionados que é atualizada constantemente pelo sistema.

Assim, o candidato consegue acompanhar as informações e pode, entre outras coisas, visualizar quais as suas chances dentro das opções que fez no momento em que realizou a inscrição.

Notas de Corte Prouni

Como já foi mencionado, o requisito de seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas de estudos, são as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente.

A nota de corte é a menor pontuação que permite ser classificado em um processo seletivo. No caso do ProUni, corresponde à menor pontuação no Enem que garante uma bolsa, ou à pontuação do candidato que passou em último lugar.

É bom lembrar que somente a última opção confirmada pelo candidato no site do ProUni será válida, portanto o candidato deve ficar muito atento a este detalhe.


O ProUni tem duas edições por ano, sendo uma no primeiro semestre, e outra no segundo semestre, por isso você deve ficar atento ao cronograma e procurar se programar para participar o quanto antes desta grande oportunidade de estudar em uma instituição de nível superior.

Se ainda tiver dúvidas relacionadas ao Processo Seletivo Prouni 2019 basta deixar um comentário abaixo que iremos te responder assim que for possível. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Processo Seletivo Prouni 2019 → Saiba como fazer sua inscrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *