Prouni 2019 — Inscrições, Resultado, Nota de Corte, Lista de Espera

A inscrição Prouni 2019 ainda não está aberta, mas assim, quando as datas de inscrições for divulgada iremos atualizar aqui para os candidatos. Muitas pessoas ainda não conhecem o PROUNI que é o programa de universidade para todos proporcionado pelo governo.

O programa foi criado pelo Governo Federal no ano de 2004 e institucionalizado pela Lei n° 11.096, ele é bastante usado pelos os estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita de no máximo três salário mínimos.

Muitos alunos fazem o ENEM mas não sabem o que fazer com sua notas, e é exatamente isto que este artigo vai abordar. O tema que será abordado será sobre a inscrição Prouni que é um sistema que te ajuda a adentrar faculdades particulares. A seguir continue lendo o nosso artigo.

O que é o Prouni 2019?

O sistema do Prouni funciona como uma seleção informatizada e impessoal que traz transparência e segurança a todo o processo, os alunos são selecionados pelo o seu desempenho no ENEM. Com a nota no Exame nacional do ensino médio é possível participar das inscrições Prouni, onde a mesta terá pesos na classificação dos candidatos para obter o programa.

Prouni 2019

O Prouni 2019 possui também algumas ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como bolsa permanência e ainda o Fies que possibilita ao bolsista parcial financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa por isso é interessante fazer a inscrição Prouni.

Outros programas do governo federal que são vinculadas com Prouni como o Apoio a Planos de reestruturação e expansão das universidades federais, a Universidade aberta do Brasil e a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, isso tudo ajuda no números de vagas na educação superior.

Inscrições Prouni 2019

Prouni 2019< O Programa, desde de quando foi criado até o processo seletivo do segundo semestre do ano de 2017, ajudou mais de 2 milhões de estudantes, sendo 70% deles com acesso a bolsas integrais. Para você fazer sua inscrição Prouni 2019 precisa se encaixar nos requisitos ditos abaixo! Para se enquadrar dentro do processo é necessário:


Requisito 01: Ter estudado o ensino médio completo na rede pública de ensino;


Requisito 02: Estudou o ensino médio na rede particular e foi bolsista;


Requisito 03:Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada.


Resultado Prouni

Prouni 2019

O resultado Prouni 2019 deverá ser acompanhado pelo candidato no site oficial do sistema. Para você ter acesso a lista dos candidatos selecionados para ingressar na universidade, o mesmo deverá ficar atento no cronograma que irá mostrar o dia exato da divulgação da lista, veja o passo à passo:

  • Acesse o resultado através do site prounialuno.mec.gov.br;
  • Preencha o número de inscrição;
  • Depois informe a senha cadastrada;
  • Clique em “Entrar no Prouni”.

Vale ressaltar que durante o ano são divulgado dois resultados para o programa, a primeira lista sai no começo do ano logo no mês de fevereiro, já o segundo no meio do ano entre junho e julho. Para não o candidato não ficar na dúvida é bom ficar acompanhado o cronograma divulgado pelo Mec.

Nota de Corte Prouni

A nota de corte Prouni 2019 funciona pela a nota minima que as instituições estabelecem para aprovar os candidatos que fizeram a prova do ENEM. Fiquem sabendo que essa nota é muito importante para passar direto nas universidades.

É importante lembrar que os candidatos fiquem de olho na lista de espera, pois se a sua nota for um pouco mais elevada do que o seu concorrente consequentemente você irá ficar na frente e com certeza será chamado bem mais rápido.

Lista de Espera Prouni

Prouni 2019

A lista de espera Prouni 2019 sai após a divulgação do resultado oficial, você vai receber as orientações necessárias acerca dos procedimentos necessários para ingressar na instituição de sua escolha. O candidato pode se manifestar com o seu interesse em participar da lista de espera.

A lista de espera será mais usada pela instituição de ensino para preencher as bolsas que não foram ocupadas, isso acontece por causa de alguns participantes não se atentarem aos prazo que são estabelecidos pelo Prouni 2019 ou falta de alguma documentação.

Vagas Remanescentes Prouni 2019

As vagas remanescentes Prouni 2019, são vagas que ainda estão abertas pelo programa, sendo assim, os candidato que deseja ingressar em uma instituição e não tem condições de bancar uma mensalidade cara de universidades particulares.

Os alunos que ainda não foram selecionados para nenhuma instituição terão uma nova chance de ser chamado para ingressar no programa. Serão chamados aqueles alunos que obteve as maiores pontuações, pois ficarão na frente da lista de espera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *