RESULTADO PROUNI 2019 → Confira se Você foi Aprovado(a)!

O Programa Universidade para Todos é um dos mais bem sucedidos programas educacionais da atualidade, sendo o responsável por permitir o acesso às universidades particulares por parte de milhões de brasileiros nos últimos anos, através do resultado Prouni 2019.

E por conta disto, uma grande quantidade de estudantes de todos os cantos do país tem procurado por informações sobre o programa, com a intenção de utilizar, entre outras coisas, da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de ingressar em alguma universidade da rede privada.

Portanto, seguindo esta lógica, vamos mostrar nas linhas a seguir, alguns detalhes importantes sobre um dos pontos mais sensíveis e que mais interessam a quem deseja fazer uso deste programa: o resultado ProUni.

Resultado Prouni 2019

Os estudantes que desejam conquistar uma bolsa de estudos integral, ou que desejam conquistar uma bolsa de estudo parcial (50%), através do ProUni 2019 e utilizando a nota do ENEM precisam se atentar ao processo de divulgação do Prouni resultado.

Confira os procedimentos para realizar a consulta do resultado Prouni:

RESULTADO PROUNI 2019


Passo 1: Normalmente, é o Ministério da Educação (MEC), o órgão responsável por fazer esta divulgação, e quando ela ocorre, é possível consultar o resultado do ProUni diretamente no link oficial: www.siteprouni.mec.gov.br.


Passo 2: Caso o estudante deseje, também há a opção direta,  através do site http://prounialuno.mec.gov.br/, sendo que após isto, ele deverá clicar na opção “Ver resultado”.


Passo 3: Informando os dados pertinentes à consulta, que são os seguintes: número de inscrição do ENEM, senha de acesso e figura de segurança solicitada, o estudante poderá visualizar o tão aguardado resultado do ENEM.


Depois disto, ele poderá também verificar se ele foi convocado para a sua primeira opção de escolha, que foi cadastrada no momento da inscrição, ou para a segunda opção. Caso ele não tenha sido aprovado, vale sempre lembrar que o ProUni sempre realiza uma segunda chamada.

Chamadas do Prouni 2019

E para o estudante que se inscreveu no Programa Universidade para Todos, será de suma importância procurar entender muito bem como funcionam as chamadas do programa, pois elas serão determinantes para o andamento do processo.

RESULTADO PROUNI 2019

Elas estarão divididas em duas, sendo a primeira chamada, que normalmente ocorre em fevereiro (neste ano ela ocorreu no dia 14 deste mês), e a segunda chamada, que normalmente ocorre em março (neste ano ela ocorreu no dia 02 deste mês).


Primeira Chamada

Todos os estudantes pré-selecionados deverão se dirigir às instituições de ensino para que sejam comprovadas todas as informações que foram dadas no momento da inscrição.

Haverá um prazo para que esta comprovação das informações dos estudantes pré-selecionados seja realizada, sendo que ele normalmente começa no dia seguinte à primeira chamada, podendo durar alguns dias.


Segunda chamada

Os procedimentos serão similares, e o prazo para a comprovação das informações prestadas pelos estudantes começa no dia seguinte, exatamente como na primeira chamada, também durando alguns dias.


Lista de Espera Prouni 2019

Assim como ocorre com os demais programas educacionais criados pelo governo federal, também no ProUni haverá uma lista de espera, que funcionará como uma espécie de segunda chance para os estudantes que não conseguiram ser selecionados nas duas chamadas feitas.

Assim que as duas chamadas terminarem, o estudante poderá demonstrar seu interesse em entrar para a lista de espera do ProUni, sendo que o prazo, normalmente, começa alguns dias após findar a segunda chamada, e dura de 3 a 4 dias.

Para participar da lista de espera do ProUni o candidato deverá constar em alguns destes requisitos:

RESULTADO PROUNI 2019


01. Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares.


02. Ser um candidato pré-selecionado em sua segunda opção de curso.


03. Tendo sido reprovado pela não formação de turma (podendo participar exclusivamente para o curso que corresponda à sua segunda opção de escolha).


04. Ser um candidato não pré-selecionado dentro das chamadas regulares em que não haja bolsas disponíveis para a sua primeira opção de curso.


05. Ser um candidato não pré-selecionado para as chamadas regulares em que não tenha sido formada turma para sua primeira opção.


06. Ser um candidato pré-selecionado para sua primeira opção de curso que foi reprovado por não ter sido formada turma.


Como concorrer as vagas remanescentes do Prouni

E a boa notícia dentro da lógica de funcionamento do ProUni é que ainda há a oportunidade aos candidatos de concorrer às vagas remanescentes, que representam mais uma chance de obtenção de bolsas, tanto integrais, quanto parciais.

Estas vagas remanescentes representam a chance dourada para candidatos que não conseguiram ingressar através do processo de disputa normal, ou então, para os candidatos que não prestaram o ENEM mais recente, mas que almejam uma oportunidade de estudar com benefícios do governo.

É importante que o candidato saiba que a abertura de inscrições para as vagas remanescentes são abertas após o término do processo regular do ProUni, sendo que o processo é anunciado pelo próprio MEC, por meio de pronunciamento na mídia.


Após está ciente com todas as informações passadas através do nosso artigo, você poderá realizar a consulta do seu Prouni resultado com sucesso, basta seguir as nossas dicas.

Se ficou alguma dúvida pendente em relação ao resultado Prouni 2019, você deverá nos informar através dos comentários, pois assim que possível iremos entrar em contato. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *