SEGUNDO SEMESTRE PROUNI 2019 → Saiba como Funciona!

Uma das melhores oportunidades que existem atualmente para estudantes que desejam ingressar em alguma instituição do ensino superior, o Programa Universidade para Todos, tem atraído cada vez mais atenções todos os anos. E os estudantes que não foram aprovados na primeira edição podem aguardar para se inscrever no Segundo Semestre ProUni 2019.

Voltado para as universidades da rede privada de todo o país, este programa permite que estudantes carentes possam ter acesso à bolsas de estudo, parciais e integrais, em instituições que participam do programa.

Com fórmula bem parecida à dos demais programas educacionais criados pelo governo federal, tais como o SISU e o FIES, o ProUni se diferencia por ser voltado às universidades particulares, e por apresentar a divisão de chamadas por semestre. Vamos saber mais!

Segundo Semestre Prouni 2019

O grande diferencial do ProUni 2019 é o fato de que ele possui duas edições por ano, apresentando uma edição no primeiro semestre, e apresentando também uma edição no segundo semestre, que é pouco conhecida por muitas pessoas.

Há uma grande quantidade de estudantes que sequer sabe da existência do segundo semestre do ProUni, e a quantidade de dúvidas é simplesmente imensa, gerando muita confusão e muitas perdas por parte destes estudantes.

SEGUNDO SEMESTRE PROUNI 2019

O processo seletivo do segundo semestre ProUni apresenta algumas características bem similares às do processo seletivo do primeiro semestre, tendo os seguintes requisitos para participação:


01. Ter ao menos 450 pontos de média nas provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente e apresentar uma nota maior do que zero na redação;


02. O estudante precisa ter uma renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (para garantir uma bolsa integral) ou de até 3 salários mínimos (para garantir uma bolsa parcial);


03. Ele também precisa ter cursado o ensino médio completo na rede pública ou então ter cursado como bolsista integral em alguma escola da rede particular.


Requisitos para participar da inscrição

Assim como funciona ocorre com a edição do primeiro semestre, também na edição do ProUni do segundo semestre poderá participar do processo seletivo o estudante que prestou a edição do ano anterior do ENEM (conseguindo as notas citadas anteriormente).

Desta forma, também a edição do segundo semestre Prouni 2019 poderá se converter numa excelente oportunidade para quem deseja ingressar em alguma universidade da rede privada de todo o Brasil, conseguindo uma bolsa integral ou uma bolsa parcial.

Também poderá se inscrever o professor da rede pública de ensino básico que atenda aos requisitos dispostos no próprio site oficial ProUni:

  • Estar em exercício do magistério na educação básica;
  • Ter atingido nota mínima de 450 pontos no ENEM e que não tenha zerado a redação.

Inscrições Prouni Segundo Semestre 2019

Para se inscrever no segundo semestre ProUni, o candidato deverá seguir os mesmos procedimentos que são vistos na inscrição da edição do primeiro semestre, realizando esta inscrição através do site do ProUni, de modo bem simples e rápido.

Veja o passo a passo abaixo e saiba como participar das inscrições Prouni 2019:

PROUNI 2019


Passo 01. Com o período de inscrições aberto, acesse o site Prouni 2019 – prouni.mec.gov.br – e aguarde carregar.


Passo 02. Acessando este site, o candidato deverá clicar sobre a opção “Fazer a inscrição” (quando disponível) ou digitar o número de inscrição e inserir a senha de acesso do site do ENEM do ano anterior.


Passo 03. Seguindo as orientações de busca por cursos e por instituições participantes que estejam oferecendo vagas de bolsas integrais e parciais.


Passo 04. Todas as informações solicitadas deverão ser preenchidas conforme o que está disposto nos procedimentos, para evitar problemas, sendo fundamental que as informações preenchidas sejam verificadas antes de se confirmar a ProUni inscrição.


É sempre importante ressaltar que as opções de curso poderão ser alteradas quantas vezes o estudante desejar, sempre respeitando o prazo de inscrições, sendo que para a seleção final, o sistema do ProUni 2019 irá considerar sempre a última opção que foi salva pelo estudante.

Resultado do Prouni Segundo Semestre 2019

Os estudantes que desejam consultar o resultado ProUni deverão acessar o site oficial, procurando verificar atentamente todas as informações pertinentes às suas opções de curso e de instituição.

SEGUNDO SEMESTRE PROUNI 2019

A consulta será feita utilizando o mesmo número de inscrição e a mesma senha de acesso que foram geradas no site do ENEM e que foram utilizadas no momento do cadastro para participar do ProUni.

Para garantir que os prazos para entrega de todos os documentos necessários sejam respeitados, o estudante deverá realizar consultas regulares ao site do ProUni, para, em caso de ter seu nome entre os pré-selecionados, haver tempo o suficiente para que estes documentos sejam providenciados.


Portanto, se você é um dos estudantes brasileiros que deseja utilizar o ProUni e a nota do ENEM como forma de garantir o ingresso em alguma instituição do ensino superior da rede privada por meio de uma bolsa integral ou parcial, você precisa começar a se atentar em relação às notícias e se preparar para a edição do segundo semestre deste ano.

Para a edição do primeiro semestre de 2019, será importante que o estudante se prepare para prestar o ENEM deste ano, pois ele será preponderante no processo.

Se ficou com alguma dúvida envolvendo o segundo semestre Prouni 2019, deixe um comentário a seguir que responderemos logo em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *