SITE PROUNI 2019 → (prouni.mec.gov.br), Como se inscrever

Considerado por muitos como um dos melhores e mais eficientes programas educacionais criados pelo governo federal nos últimos anos, o Programa Universidade para Todos, mais conhecido como ProUni, representa para muitos estudantes a porta de entrada para uma universidade através do site Prouni 2019 – prouni.mec.gov.br.

Criado com o intuito de permitir o acesso de maneira mais democrática às universidades da rede particular aos estudantes oriundos da rede pública e que tenham origem mais carente, o ProUni rapidamente despertou as atenções de muitas pessoas em todo o Brasil.

E um dos pontos altos do programa é a sua total informatização, permitindo aos estudantes interessados em participar de seu processo seletivo em busca de bolsas de estudo integrais ou parciais (50%), realizar a inscrição e fazer todo o acompanhamento através do site prouni.mec.gov.br.

Prouni 2019

Programa criado pelo governo federal em 2004, o ProUni é um programa que visa facilitar a vida de quem busca o acesso ao ensino superior, mas que é oriundo de comunidades carentes e não dispõe de condições de bancar uma mensalidade integral em alguma universidade particular.

SITE PROUNI 2019

O ProUni 2019 faz sucesso pelo fato de ser um programa que oferece bolsas de estudos de 50% ou de 100% da mensalidade em universidades da rede privada de todo o país, que sejam participantes da iniciativa.

Para se inscrever, o estudante precisa, entre outras coisas, comprovar que é oriundo da rede de escolas públicas ou que cursou o ensino médio na rede particular mediante uma bolsa de estudos, e a inscrição pode ser feita no site, como já dito anteriormente.

Como acessar o site ProUni

Para o estudante que deseja participar do ProUni, acessar seu site é bem simples, sendo que há pelo menos duas formas de realizar este acesso, sendo diretamente pelo navegador, ou através de uma pesquisa pelo buscador do Google.


  • Através do Navegador

SITE PROUNI 2019

O estudante deverá colocar o endereço: prouni.mec.gov.br no campo correspondente na aba do navegador, dando enter em seguida, para então ser direcionado para a página inicial do site.


  • Através do Google

SITE PROUNI 2019

Se o estudante optar por acessar através do Google, o processo será tão simples quanto, pois bastará pesquisar por ProUni, e o primeiro resultado será o site do programa, bastando clicar sobre ele para ser direcionado à página inicial.


Como se inscrever no ProUni 2019

Existem alguns passos que precisam ser respeitados na hora de se fazer a inscrição ProUni 2019, e caso o estudante preencha algum deles, poderá realizar sua inscrição e disputar bolsas de estudo parciais ou integrais para universidades particulares participantes.

Confira quais são esses passos abaixo:

SITE PROUNI 2019


Passo 1: Ter participado da edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas provas do exame e ter alcançado nota de corte acima de zero na redação.


Passo 2: Ter cursado o ensino médio completo em alguma escola da rede pública de todo o país, ou ter cursado o ensino médio em alguma escola particular, desde que como bolsista integral desta escola.


Passo 3: Caso o estudante atenda aos requisitos exigidos pelo ProUni, ele poderá se inscrever diretamente no site www.siteprouni.mec.gov.br , de maneira bem prática, rápida e simplificada, começando o processo ao clicar na opção existente na página inicial “fazer inscrição”.


Passo 4: O estudante deverá, então, pesquisar por instituições e cursos que ofertam bolsas de estudo parciais ou integrais para o ano vigente, informando depois, o número de inscrição e a senha de acesso gerada no site do ENEM.


É importante ressaltar que no momento da inscrição, o estudante candidato poderá escolher por duas opções de instituição, curso e turno dentro das possibilidades colocadas à disposição, sempre respeitando o seu perfil.

Prouni resultado 2019

Depois de realizar a inscrição, o estudante deverá acompanhar atentamente as informações que levarão até a tão aguardada divulgação do resultado do ProUni, que lhe dirá se ele se encontra ou não entre os pré-selecionados pelo programa.

SITE PROUNI 2019

Pois para consultar o resultado do ProUni o estudante candidato deverá acessar o site oficial do programa: prouni.mec.gov.br, procurando pela lista oficial que mostra os selecionados para todos os cursos oferecidos pelas instituições participantes.

É importante lembrar que além do site Prouni 2019, o estudante poderá fazer sua consulta do resultado do ProUni através de outros dois canais: o telefone da Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), que é o 0800-616161, ou diretamente com a instituição de ensino superior participante.

Recomenda-se ao estudante candidato que faça a consulta diretamente no site todos os dias, pois este acompanhamento será de suma importância, especialmente para saber se o seu nome consta dentre os que já foram contemplados.

Isto será importante justamente por conta do prazo de entrega dos documentos, e o estudante selecionado que passar deste prazo para entregar todos os documentos necessários para confirmar bolsa e matrícula poderá perder sua oportunidade.


Portanto, se você é um dos estudantes brasileiros interessados em ingressar em alguma universidade particular com bolsa de estudo integral ou parcial, fique atento!

Se ficou alguma dúvida sobre o site Prouni 2019, não hesite em deixa-lá nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *