VAGAS REMANESCENTES PROUNI 2019 → CONFIRA

Criado em 2004, o Programa Universidade para Todos, que é mais conhecido através da sigla ProUni, acabou por se tornar uma das mais atraentes portas de entrada para o ensino superior, permitindo que estudantes através das vagas remanescentes Prouni 2019 pudesse obter bolsas de estudo integrais ou parciais em universidades particulares participantes.

O sucesso do programa, que é um de muitos programas educacionais que foram criados pelo governo federal com a intenção de tornar o acesso à universidade algo mais democrático, se deve ao fato de ele representar uma oportunidade muito boa e acessível, especialmente para estudantes carentes.

Utilizando as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como base para seu processo seletivo, e apresentando uma nota de corte para cada um dos cursos que oferecem bolsas de estudo, o ProUni tem atraído cada vez mais candidatos. Veja a seguir como fazer parte desse programa!

ProUni 2019

O ProUni é um programa do ministério da Educação de Universidade Para Todos. Foi fundado afins de conceder bolsas de estudo integral ou parcial de instituições privadas ou públicas para os candidatos que tomou uma nota classificatória no ENEM.

Ou seja o ProUni oferece bolsas de 100 ou 50% para os candidatos que obteve uma certa porcentagem estabelecida pelos cursos para passar.

PROUNI 2019

Para isso é preciso que o mesmo estude bastante para o Enem 2019, pois é através dele que estudantes brasileiros sem diploma de nível superior poderá se ingressar em uma instituição de ensino superior, em cursos de graduação e sequencial de formação específica.

Poderá participar do ProUni 2019 os estudantes brasileiros precisam atender alguma das opções abaixo. Confira:


01. Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.


02. Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola.


03. ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada.


04. ser pessoa com deficiência.


05. Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.


Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Atendendo alguma das condições listada acima você estará apto a realizar a sua inscrição no ProUni e nas Vagas Remanescentes.

Vagas Remanescentes Prouni 2019

As vagas remanescentes do ProUni representam uma nova oportunidade para quem não conseguiu alcançar uma vaga de bolsa de estudo para o curso desejado durante o período de inscrição regular.

É um dos motivos para que ele apresente duas edições por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre, e apresenta uma Lista de Espera para quem desejar disputar vagas remanescentes, dando uma segunda chance para quem deseja alcançar uma bolsa de estudos, seja integral ou parcial (50%).

PROUNI 2019

E para quem não sabe o que são estas vagas remanescentes Prouni, elas nada mais são do que aquelas vagas que foram deixadas de lado por algum motivo:

  • Pela desistência por parte do estudante selecionado;
  • Por falta de documentação exigida;
  • Por desrespeito aos prazos.

Como o MEC (Ministério da Educação) deseja que todas as bolsas de estudo em disputa sejam distribuídas aos estudantes participantes, um novo processo seletivo para a disputa destas vagas remanescentes é aberto.

Esta segunda chance traz algumas diferenças em relação ao processo seletivo regular, já que ela tem uma escala bem menor, pois distribui um volume de vagas igualmente bem menor e também por apresentar mais facilidades aos candidatos.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Muitos dos requisitos exigidos ao longo do processo regular do ProUni 2019 perdem espaço no processo seletivo aberto para a disputa das vagas remanescentes, permanecendo apenas alguns deles.

Requisitos para participar das vagas

Pois é segundo estes requisitos diferenciados, que é possível vislumbrar quem pode se inscrever na disputa de vagas remanescentes ProUni 2019, e concorrer a algumas das bolsas de estudo integrais ou parciais deixadas para trás por algum motivo.

Para disputar uma vaga remanescente do ProUni o estudante precisa se encaixar nos seguintes requisitos:


01.Ter participado de alguma das edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir do ano de 2010, obtendo nota mínima de 450 pontos nas provas do exame e conseguindo nota superior a zero na redação.


02.A renda familiar deverá ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa (para bolsa integral).


03.A renda familiar deverá ser de até 3 salários mínimos por pessoa (para bolsa parcial).


04.Ter cursado o ensino médio completo em uma escola pública ou ter cursado em escola particular, desde que como bolsista integral da instituição.


05.Pessoas com deficiência e professores efetivos da rede pública de ensino também poderão participar da disputa das vagas remanescentes que são oferecidas pelo Programa Universidade para Todos.


É importante ressaltar que o candidato que já se encontra aprovado no processo regular do ProUni não poderá participar desta etapa de disputa de bolsas.

Inscrição vagas remanescentes Prouni

Para se inscrever para a disputa de vagas remanescentes Prouni 2019, o candidato deverá acessar atentamente seguir o passo a passo abaixo:

VAGAS REMANESCENTES PROUNI 2019


Passo 1: Acesse o site oficial do ProUni, através do endereço: www.prouniportal.mec.gov.br, buscando pela opção que permita acessar as vagas remanescentes em disputa.


Passo 2: O processo de inscrição é gratuito, exatamente como ocorre no processo regular, e será necessário inserir o número do CPF e a data de nascimento, para que o sistema busque as edições do ENEM nas quais o estudante participou.


Passo 3: Será necessário informar um e-mail válido, definir uma senha de acesso e preencher os dados, para então, confirmar quais as escolhas de vagas remanescentes paras as quais deseja concorrer.


Resultado vagas remanescentes Prouni

E para quem se interessou em saber mais sobre as vagas remanescentes do ProUni, realizar a consulta do resultado delas é tão simples quanto fazer a mesma consulta para o processo seletivo regular.

VAGAS REMANESCENTES PROUNI 2019

No entanto, não há uma data específica para a divulgação deste resultado para a disputa das vagas remanescentes, já que os candidatos vão sendo chamados conforme o tempo vai passando e conforme a nota de corte vai sendo calculada.

Mas é importante demais que o candidato faça as consultas e acompanhe atentamente ao processo seletivo, inclusive para se programar, procurando providenciar toda a documentação necessária.

Assim que o candidato é chamado, ele terá até dois dias úteis para comparecer à instituição escolhida de posse de todos os documentos que são exigidos.


Nesse artigo você conferiu que através das vagas remanescentes Prouni 2019é uma excelente forma de conseguir uma bolsa de estudos em uma boa instituição de ensino superior, basta seguir as nossas dicas e concluir a inscrição.

Se restou alguma dúvida, não hesite em deixa-lá nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa sorte e bons estudos!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.75
Total de Votos: 4

VAGAS REMANESCENTES PROUNI 2019 → CONFIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *